Sobre

O GrantLab é uma plataforma de compartilhamento de conhecimento prático sobre grantmaking que visa contribuir para um investimento social privado mais doador no Brasil.

A partir de práticas de grantmaking amplamente difundidas e qualificadas no investimento social brasileiro, buscamos colaborar para o desenvolvimento e a sustentabilidade da sociedade civil no país, reconhecendo e legitimando o papel de organizações e iniciativas que estejam comprometidas com a implementação, promoção, defesa e criação de soluções para desafios da agenda pública, potencializando a ação cidadã e a democracia brasileira.

Assim, a plataforma disponibiliza, de forma bastante acessível, recursos e conteúdos para que organizações que atuam no campo da filantropia e do investimento social possam aprimorar sua compreensão e suas práticas de doação e grantmaking, contribuindo para gerar mais transformações sociais e impacto positivo.

Grantmaking é um termo do inglês para o qual não há tradução precisa em português, cujo conceito define uma estratégia de atuação do campo da filantropia e do investimento social privado que pode ser adotada por fundações, institutos, fundos filantrópicos, empresas e outros investidores sociais. Essa estratégia de atuação consiste no repasse de recursos financeiros, de forma estruturada, para organizações ou iniciativas de interesse público, diferenciando-se, assim, da operacionalização de projetos próprios.

O grantmaking é, em geral, associado ao apoio a organizações da sociedade civil (OSCs), mas pode abranger também universidades e centros de pesquisa, negócios de impacto social, movimentos, lideranças ou grupos comunitários, museus e centros culturais, equipamentos públicos como escolas e hospitais, a administração pública e outros possíveis donatários (grantees). Tais apoios podem se dar para diversos fins, como a iniciativas, projetos ou programas, a ações de advocacy e incidência pública, para o desenvolvimento institucional das organizações, entre outros.

Os conteúdos e materiais do GrantLab oferecem diretrizes, reflexões, estratégias, dicas, recomendações e aprendizados, como oportunidades e desafios, baseados em experiências práticas do dia-a-dia de financiadores do Brasil e de outros países. Além da curadoria de conteúdos nacionais e internacionais, no Blog GrantLab estão disponíveis conteúdos em português produzidos tanto pelo GIFE como por financiadores e demais atores do campo da filantropia e do investimento social que trazem suas diferentes visões e perspectivas relacionadas aos modos de se fazer grantmaking.

São artigos, guias, cases, ferramentas, infográficos, podcasts, vídeos e outros formatos de conteúdo com informações práticas sobre grantmaking direcionadas principalmente para fundadores, conselheiros, diretores e equipes executivas de instituições financiadoras, mas que também são úteis para organizações da sociedade civil (OSCs), consultores, acadêmicos e outros profissionais do setor social.

O GrantLab é uma iniciativa do GIFE que conta com o apoio do Instituto ACP, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Humanize e Instituto SICOOB, e está conectada à Rede Temática de Grantmaking, lançada em 2018 no X Congresso GIFE e criada para ser um espaço de aprendizado e troca de experiências com o intuito de fomentar, qualificar e ampliar a prática de grantmaking no Brasil. A plataforma busca, portanto, somar esforços às ações da Rede Temática, subsidiar seus debates e ser retroalimentada por eles, bem como agregar e consolidar todas essas reflexões e aprendizados.

GIFE

O Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) é uma organização sem fins lucrativos que reúne associados de origem empresarial, familiar ou independente que investem em projetos de interesse público. Criado em 1989, o GIFE tem contribuído para o fortalecimento de práticas e ações a serviço do bem comum no país, trabalhando para expandir, qualificar e fortalecer o investimento social privado, diversificar e ampliar atores e recursos, criando referências e estimulando boas práticas de gestão, bem como articulando o setor com a sociedade e agenda pública.

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